Sao Paulo 450 anos São Paulo 450 Anos Lira Teatro Municipal
Poética da Urbanidade - Estudos interculturais
Academia Brasil-Europa de Ciência da Cultura e da Ciência
Akademie Brasil-Europa für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft
© 2004 » A.A.Bispo. Todos os direitos reservados.
» Reflexões em diversos contextos- » Projeto: Urbanologia e Análise da Arquitetura -» Colóquio 2004- » Academia Brasil-Europa

Sao Paulo

PROGRAMA DE ESTUDOS "POÉTICA DA URBANIDADE"
PELOS 450 ANOS DE SÃO PAULO
DA ACADEMIA BRASIL-EUROPA DE CIÊNCIA DA CULTURA

Excertos do discurso de abertura do programa

Dezembro de 2002

São Paulo comemora em 2004 os seus 450 anos de fundação. 450 anos do início de um dos mais impressionantes fenômenos urbanos do globo. Um fenômeno gerado a partir de contatos e desenvolvido no decorrer de múltiplos processos inter- e transculturais. Resultado ao mesmo tempo extraordinário de um dos mais ambiciosos projetos de transformação cultural já encetados pelo Ocidente, de uma ação - hoje sob muitos aspectos questionável - de metamorfose cultural do universo indígena, de constituição de nova identidade comunitária em nova urbe, de reorientação segundo novo sistema de normas. Um processo de performação de identidades que se verificou inicialmente através do exercício de novas formas de expressão cultural, de atos paralitúrgicos, de danças, do teatro jesuítico e da música.

Não há possívelmente outro exemplo mais impressionante do íntimo relacionamento existente entre a organização do espaço, da sociedade e a música. Esta foi o principal meio de implantação de nova vida mental, na procura de transformá-la em dominadora da vida ativa. "Vida ativa" que nunca mais foi a natural dos indígenas, mas sim, de forma crescente, quase que escrava laboriosa de assustador processo expansionista.

Diversificadas ondas de imigrantes, provenientes de todas as partes do mundo e ainda mais tarde brasileiros de longínquas regiões da nação vieram intensificar esse processo de formidável dinâmica.

O estudo de processos inter-e transculturais é escopo principal da Academia Brasil-Europa de Ciências da Cultura e das Ciências. Vinculada a correntes de pensamento profundamente relacionadas com a história de São Paulo, não poderia, assim, deixar de dedicar a essa data os seus esforços de reflexão.

Após o Congresso Internacional "Música, Projetos e Perspectivas", realizado em 2002 como término do triênio de eventos científicos motivados pelos 500 anos do Descobrimento do Brasil, passa esse a ser o seu primeiro projeto do novo milênio.

Esse projeto de estudos interculturais é concebido para ser ele próprio intercultural. Dedicada ao tema "Poética da Urbanidade", inclui uma série de jornadas de estudos em diversas cidades da Europa e da América Central. O Mundo de São Paulo no Mundo: a metrópole passará a ser ponto de partida para a consideração de situações urbanas nas mais diversas regiões, tornando-se sistema referencial para a discussão de novos aportes urbanológicos. Essas reflexões, porém, não têm objetivo maior do que oferecer materiais preliminares para serem discutidos durante o Colóquio Internacional de Estudos Interculturais a ser efetuado no ano de 2004 no Brasil.

Retomando iniciativas pioneiras de São Paulo de 30 anos atrás, serão efetivados, em cooperação com universidades européias e instituições brasileiras, seminários voltados ao relacionamento entre Arquitetura, Música e Estudos Culturais. As tendências atuais de revisão crítica da musicologia histórica serão fundamentadas em trabalhos de reconstrução histórica da música paulista.

Antonio Alexandre Bispo

retorno