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Programa da A.B.E.
Urbanologia e Análise Cultural da Arquitetura
em contextos interculturais e nas relações internacionais
Coordenação: » Prof. Dr. A. A. Bispo
Os estudos teóricos dos processos culturais em âmbito internacional,
em especial euro-brasileiro, não podem deixar de dedicar particular
atenção à Urbanística e à Arquitetura. A expansão da Europa em
regiões extra-européias a partir dos Descobrimentos levou ao estabelecimento
de colonias, pontos fortificados e missões, à modificação de vias
de comunição já existentes e à abertura de novas rotas, dando
início a um processo de ocupação de regiões com a criação de uma
rêde crescente de povoados, cidades e estradas. Esse processo,
iniciado no período colonial, prolonga-se até o presente. Ele
continua vigente nos seus mecanismos, e esses foram nas suas origens
estreitamente vinculados com processos de transformação cultural
e de identidades, sobretudo através da cristianização de culturas
nativas. Os estudos urbanológicos sob a perspectiva euro-brasileira
assumem, assim, uma orientação decididamente teórico-cultural;
a própria culturologia não pode ser desenvolvida adequadamente
sem a consideração do(s) processo(s) urbanos colocado(s) em ação.
Sessão solene da A.B.E. pelos 450 anos de São Paulo 2004
(Foto A.A.Bispo)
Por essa razão, a Academia Brasil-Europa de Ciência da Cultura e da Ciência vem considerando em eventos, viagens de observações, estudos e debates, temas relacionados com a Arquitetura e o Urbanismo sob a perspectiva dos estudos culturais. Parte-se da constatação de que os mais graves problemas sociais e ecológicos da atualidade estão estreitamente vinculados com problemas de ocupação e uso irrefletido e desordenado do planeta, de crescimento incontrolado de grandes cidades, ou seja, a processos de cunho urbanológico. A reflexão sobre questões de Urbanismo nos seus vínculos assumem, assim, papel de primordial relevância nos Estudos Culturais de responsabilidade ambiental e ética.
Os trabalhos possuem uma orientação fundamentalmente interdisciplinar. As relações entre a Arquitetura e a Música veem sendo particularmente consideradas e os estudos dão prosseguimento a reflexões e debates iniciados em fins da década de 60 na Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo (FAU/USP) e no Centro de Pesquisa em Musicologia da Sociedade Nova Difusão (São Paulo). Dos eventos mais recentes, salientam-se dois seminários universitários dedicados ao tema Arquitetura, Música e Urbanismo realizados na Alemanha, respectivamente na Universidade de Bonn (Música e Urbanismo) e na de Colonia (Música na Teoria da Arquitetura).
A atenção dos trabalhos da A.B.E. tem sido sobretudo dirigida à análise de estruturas e mecanismos que possam elucidar processos que continuam a se desenrolar quase que em automatismo "auto-poético". A ação desses mecanismos no encontro com as culturas indígenas de zonas de expansão na Amazônia foi um dos complexos temáticos tratados no Congresso de Estudos Euro-Brasileiros realizado para o encerramento do Triênio de eventos científicos pelos 500 Anos do Descobrimento do Brasil. A seguir, um programa de estudos particularmente amplo foi dedicado ao tema "Poética da Urbanidade", levado a efeito em 2003/4 pelos 450 anos da fundação de São Paulo. Com base nas reflexões encetadas em várias cidades da Europa e do Caribe, efetuou-se um Colóquio Internacional de Estudos Interculturais em São Paulo e no Rio de Janeiro. Súmulas dos trabalhos realizados e o programa do Colóquio podem ser aqui visitados:
» Poética da Urbanidade. Reflexões em diversos contextos
» Colóquio Internacional pelos 450 Anos de São Paulo
Outros relatos e excertos de trabalhos relativos à Arquitetura
e Urbanismo da A.B.E. disponíveis pela Internet:
Caminhos do ouro: Minas e Klondike. Aproximações a paralelos aparentemente impossíveis. Após 10 anos do colóquio de estudos interculturais do ?Caminho do Ouro em Parati nos 450 anos do Rio de Janeiro »
A revalorização da época do ouro no Brasil nas suas inserções em contextos histórico-culturais dos anos 30. Lembrando fotos de Minas e do Rio de Peter Fuss (1904-1978) »
Estudos da Madeira-Mamoré e sua recepção no Exterior: ?Die Gummibahn (1960) de Franz Caspar(1916-1977) »
Comparando museus ferroviários: Porto Velho e Skagway »
Hallo Dolly! Luz vermelha & síncopes. Prostituição, música, dança, jogo e bebidas em regiões de rush: Club Internacional de Porto Velho, barracões de seringais do Acre e dance halls no Alasca »
O totem e as ?cidades maravilhosas. Questões paisagismo urbano consideradas no Indian Totem Poles do parque Stanley de Vancouver. Pelos 450 anos do Rio de Janeiro »
O Pão de Açúcar e a imagem do Brasil nas suas inserções em contextos políticos internacionais. Alemanha/Brasil no Caminho Aéreo e Whirlpool Aero Car no Niagara »
O Pão de Açúcar na recepção cultural do Brasil na Europa. Vistas e visões na pintura, fotografia e na literatura de viagens: K. Oenike (1862-1924), A. Funke (1869-1941), K. Guenther (!874-1955) e outros »
Toronto - cidade da ?Casa Loma de Sir Henry Pellat (1859-1939) e o Rio de Janeiro. Empreendimentos canadenses no Brasil no seu contexto cultural. Heitor Villa-Lobos (1897-1959) em concerto na Casa Loma 2015 »
Rio de Janeiro ?cidade-luz. Light & Power Company Ltda. e metáforas de luz. O projeto hidroelétrico das Niagara Falls nas suas consequências para o Brasil »
Bondes do Rio. The Rio de Janeiro Tramway, Light & Power Company em Toronto e o sistema da Carioca Retomando reflexões em Santa Teresa. Pela reintrodução de bondes na Av. Rio Branco »
Vendo o Rio de bonde na literatura de viagens e nas imagens do Brasil. Ernst von Hesse-Wartegg (1854-1918), Wilhelm Ule (1861-1940) e outros »
Mahé de La Bourdonnais (1699-1753) e a mandioca no Índico - sua rejeição e imposição. O Brasil na colonização e na história da escravidão nas Mascarenhas »
Arquivística e estudos creolos. Colóquio nos Arquivos Nacionais das Seychelles em Victoria, Mahé »
Cultura e agricultura como arte universal - filosofia, estudos de povos e aclimatação de plantas na história colonial. Memória de Pierre Poivre (1719-1786) no Jardin de lEtat em Saint Denis e em Port Victoria »
Morar em sintonia com os trópicos: Gérard Devoud - um hino à casa creola. Imutabilidade da arquitetura como arte do espaço de um tempo a-temporal. Colóquio na Val Mer Art Gallery, Baie Lazare, Mahé »
A Guanabara no Madagáscar? A grande baía malgache com o Pão de Açúcar e sua cidade »
Passados apagados, ruínas da memória. Ações do homem e devastações naturais. Construções militares em duas grandes baías do Atlântico e do Índico »
Alemanha, Brasil e Madagáscar nos anos 30. Orquídeas, cidades e ferrovias: relatos de viagens alemães em estudos culturais do Colonialismo de entre-Guerras. Imigração, Estudos Coloniais e Colonialismo 2015 »
Bruxelas-Antuérpia-Rio de Janeiro. A capital da Bélgica e da Europa, o grande porto e a antiga capital do Brasil. Cidade, evolução e visões: Belle Époque e Kampf ums Dasein. Abertura dos trabalhos eurobrasileiros pelos 450 anos do Rio de Janeiro »
O Rio de Janeiro e a representação do Brasil na Europa da Belle Époque: Manuel de Oliveira Lima (1867-1928). Pelos 100 anos de sua despedida pela colonia brasileira da Bélgica (1914) »
Sur LEvolution dune Ville du Nouveau-Monde. Ontogenese, Filogenese e e a recapitulação biogenética no Rio de Janeiro. Antropologia cultural evolucionista e social-darwinismo »
?A metamorfose do Rio de Janeiro pelo Vice-Consul do Brasil em Antuérpia no Congresso Internacional de Geografia de Genebra no Centenário da Abertura dos Portos (1908) »
O Rio de Janeiro e as vias de penetração no Brasil na representação do país na Europa à época de Afonso Pena (1906-1910). Ferrovias na Bélgica e a Mission Brésilienne dExpansion Economique »
O saneamento do Rio, drenagens em Antuérpia e o saneamento de Bruxelas 0
Os teuto-brasileiros e a transformação da imagem do Rio de Janeiro. ?Brasil: Terra do Futuro de Heinrich Schüler »
A Avenida Central e a imagem do Rio de Janeiro na concepção do novo centro e na propaganda brasileira da Belle Epoque »
Os teuto-brasileiros, a imagem do Rio e a Primeira Guerra Mundial. ?Brasil: um país do Futuro revisto em 1919 »
Petrópolis (RJ). Franciscanos alemães na cidade de Pedro II sob a República. O chic da missa das onze. Mons. Giovanni Battista Guidi (1852-1902) e Pe. Michaele Horn OSB (1859-1936). »
Rio de Janeiro (RJ). A revitalização do convento de Santo Antonio do Rio de Janeiro pelos Franciscanos alemães e a cultura antoniana luso-brasileira. Reconstrução religiosa em época da demolição do Morro do Castelo »
Quissamã - Rio de Janeiro (RJ). Fundamentos do catolicismo tradicionalista norte-fluminense. Elos genealógicos com Santo Antonio e militância restaurativa de Franciscanos alemães »
Ipanema/Rio de Janeiro (RJ). Partindo de Copacabana: Franciscanos alemães, religião e moral na expansão urbana às praias. A castidade dos jovens do Rio na exemplaridade de S. Luís (Aloísio) Gonzaga SJ (1568-1591) - Regina Pacis e a Primeira Guerra Mundial »
Ibirubá (RS). Exemplaridades do passado latino-americano na restauração franciscana no Alto Jacuí: S. Francisco Solano (1549-1610) e o culto a Nossa Senhora das Dores em Soledade »
Três Arroios (RS). Madeiras e pedras. Nossa Senhora de Lourdes e a Pietà na colonização européia em solitárias regiões de matas. Conservativismo de concepções no artesanato colonial - Confiança! »
Gaurama (RS). Nomen est omen? A estação de Barro na Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande do Sul em processos culturais no Alto Uruguai. S. Luís Gonzaga (1568-1591) como modêlo para a juventude colonial »
União da Vitória (PR)/Porto União (SC). Ultrapassando fronteiras em diferentes acepções: o vau do Iguaçú. Católicos poloneses e ucranianos sob assistência de Franciscanos alemães e a exemplaridade de Santa Rosa de Lima (1586-1617). »
Rio Negro (PR). O Colégio São Luís de Tolosa como centro de formação religiosa e da prática musical - a banda a serviço do projeto anti-secularizador em interações de alemanidades. Bucovinos e Franciscanos alemães. Dando continuidade a estudos na Bucovina (2011) »
Palmas (PR). Memória de situações humanas, sociais e ambientais problemáticas em regiões de expansão. Indígenas e questões de prioridades missionárias de Franciscanos alemães no Paraná. Considerações no Forum dos Povos em Werl/Vestfália (2014) »
São Paulo (SP). Academia X Convento. Secularização e anti-secularização em referenciações alemãs: a Bucha e a restauração franciscana no caminho da urbe à metrópole. Frei Basilius Röwer OFM (1877-1958). Nos 80 anos da Universidade de São Paulo! »
Santos (SP). Convento de Santo Antonio: intentos restaurativos da Religião e Moral em zona ferroviária e portuária à época do apogeu da exportação de café! »
Bairro do Pari - São Paulo (SP). O Convento de Santo Antonio em meio operário italiano e português da várzea entre o Tamanduateí e o Tietê: anti-secularização acompanhando a industrialização. A arquitetura do Ir. Felicianus Schlag OFM (1857-1923)! »
Amparo (SP). Provincianismo e universalismo ultramontano de missionários alemães em regiões interioranas de cultura cafeeira e de imigração. Lembrando a Liga da Modéstia Cristã para a defesa da moral, dos costumes e do recato feminino. São Benedito! »
Colonia de Teresópolis - Águas Mornas (SC). Tomando moradia: inícios do restauracionismo religioso e moral franciscano em regiões coloniais alemãs de Santa Catarina nos seus elos com a Renânia e Vestfália. Pe. Wilhelm Roer (1821-1891) e Pe. Franz Xaver Topp (1854-1925) »
Blumenau (SC). Do Colégio São Paulo do Pe. Joseph Maria Jakobs (1831-1892) sob o signo do Syllabus errorum de Pio IX (1792-1878) a centro de formação da juventude seráfica dos Franciscanos alemães. A Educação anti-modernista em meios coloniais »
Rodeio (SC). Imigrantes de Veneto e Trento no Brasil e a ultramontanização alemã de ?irredentos da antiga Áustria-Hungria em estudos da região Alpes-Adria. Pe. Athanasius Piccoli (1843-1905). Diálogos no Wörthersee »
Gaspar (SC). A igreja-sinal do Catolicismo restaurado no coração do Vale do Itajaí emoldurada pelo Baú, emblema de Santa Catarina. Pe. Petrus Sinzig OFM (1876-1952) e a família Höschl.Singulares relações: pobreza franciscana e enriquecimento de colonos »
Santo Amaro da Imperatriz (SC). Águas termais e o Espírito Santo na cultura açoriana e na renovação retroativa do Catolicismo pelos Franciscanos alemães. Lembrando o Pe. Xystus Meiwes (1853-1926) - homem simples da Vestfália e alma de criança »
São José (SC). Transformações urbanas em vias a regiões de expansão colonial.Da cultura retórica da argumentação à simplicidade de expressão franciscana. Sentidos de doenças mentais: a invocação angelical do hospício da Praia Comprida »
Angelina (SC). A pequena Lourdes do Brasil e a tradição de peregrinações marianas de Werl na Vestfalia. Pe. Zeno Wallbröhl OFM (1866-1925) e Pe. Josaphat Immenkötter OFM (1877-1908) »
São Francisco do Sul (SC). Interferências de processos coloniais. De regiões serranas ao litoral: ultramontanismo de missionários alemães em epopéias de aclimatação »
Lages (SC). Luta cultural alemã em extensões no Brasil: ?boa imprensa X Livre Maçonaria, Educação, Música e Arquitetura renanas. Pe. Andreas Noirhomme (1864-1913), Johannes (1846-1935) e August Scheidgen (1866-1951) »
Canoinhas (SC). Ouro verde, madeireiras, colonização, justiça social e missão. Franciscanos alemães X ?fanáticos na Guerra do Contestado. Contradições com posicionamentos atuais? »
À luz de Danzig/Gdansk: o Brasil em explorações de contextos submersos da história européia. A esfera do Mar do Leste e Montanhas da Europa Central em elos com o Atlântico (Projeto Âmbar). Encerramento de trabalhos da A.B.E. de 2013 »
Danzig/Gdansk. O ar e a luz do Mar Báltico no paisagismo alemão, Danzig/Gdan´sk e a imagem do Brasil em Eduard Hildebrandt (1817-1868) »
Alemanidade em círculos de ilustração familiar na Alemanha do início do século XX e colonias alemãs no Brasil. "Um Jubileu Alemão no Brasil" no Die Gartenlaube de 1900: 50 anos de Blumenau, Joinville e a instalação da Colonia Hansa da Sociedade Hanseática »
Vittel. Luz nas águas que correm I: A cultura na revitalização de estâncias hidrominerais e a museologia do termalismo. Retomada em Vittel de reflexões em Caxambú »
Vichy. Luz nas águas que correm II - Aquae calidae na França e Águas Virtuosas de Minas. A capital hidroterápica francesa nas suas inserções políticas e suas irradiações no Brasil. Retomada em Vichy de reflexões em Lambari »
Clermont-Ferrand. Em torno de "Brésil volcanique". Brasileiros na França Central e a memória de relações. À procura de entendimento de visões românticas: vulcões da França e o Amazonas »
Hyelzas/Tarn - Ecomuseus em diferentes contextos: Alcogida em Fuerteventura e La Ferme Caussenarde d'Autrefois - o Parque Nacional das Cévennes como Patrimônio Mundial/UNESCO »
Carcassone. De "Insensato Coração" ao ideal de cidade medieval no ano das Journées européennes du patrimoine 2013. Visões românticas do passado no debate patrimonial »
Béziers e Naurouze. O Canal du Midi - Canal dos Dois Mares - e a divisão das águas ao Mediterrâneo e ao Atlântico no seu significado histórico, na sua emblemática e nos seus sentidos atuais »
Lyon como centro do comércio de sêda e dos estudos geográficos nos seus elos com o Brasil: Louis Desgrand e Pedro II »
Sta. Bárbara nas trevas do mundo subterrâneo das covas da Capadócia »
Konya como centro da mística islâmica e Ikonyon dos Atos dos Apóstolos. S. Paulo e S. Barnabé, Mercúrio e Júpiter em processos cristianizadores em contextos culturais judaicos e helênicos da Ásia Menor »
O amar o Belo Supremo do Amado no amado - A Porta de Adriano em Antalya e o amor de Antinoos »
Expansão alemã "ao interior" nas suas relações com a política colonial e seu significado para os estudos de colonização alemã no Brasil. A Estrada de Ferro de Bagdad e suas estações como nódulos de projetada rêde cultural »
"A Alemanidade no Exterior é a nossa mais importante colonia". A abertura de caminho de Blumenau a Joinville pelas matas da serra (1903) a serviço do Deutschtum na juventude alemã em texto de Karl Alexander Wettstein e ilustrações de Hans von Hayek (1869-1940) »
De Windhoek a Blumenau. Karl Alexander Wettstein no Sudoeste da África Alemão (Namíbia) e em Santa Catarina. Pressupostos de sua dissertação referente ao Brasil (Heidelberg, 1907) »
Estudos empíricos de colonias alemãs no Espírito Santo e a Demodinâmica na Economia Empírica de Conjunturas na Alemanha »
Povoamentos e depovoamentos, colonização alemã e de-integração indígena no Espírito Santo no campo de tensões religioso-culturais entre colonos de Santa Isabel e açorianos de Viana »
De montanhas da Europa e das planícies da Pomerânea a Santa Leopoldina/Tirol »
A habitação e a configuração do meio ambiente de alemães no Espírito Santo como sinais da permanência cultural e resistência a mudanças em processos coloniais considerados como bem sucedidos »
Cidades portuárias do Báltico como "portões ao mundo" e expansão colonizadora no Brasil. A inspeção de terras de São Paulo e Sul do Mato Grosso à luz da tradição de estudos de solos e agroeconômicos da Prússia »
Atividades coloniais da Companhia de Viação São Paulo-Matto Grosso sob o signo da expansão teuto-brasileira e da reorientação da emigração alemã do Sul do Brasil para São Paulo »
Estrategia colonizadora da Companhia de Viação São Paulo-Matto Grosso no seu impacto ambiental: a destruição das florestas de São Paulo e do sul do Mato Grosso »
Ribeira Grande de Santiago - de valores imateriais na pobreza do material. Questões de concepção de patrimônio cultural e arquitetônico em contextos históricos transatlânticos marcados pelos problemas da escravidão e degradação ambiental »
Nossa Senhora do Rosário de Ribeira Grande. De confraria do Rosário dos Homens Pretos de Lisboa à África e ao Brasil. Monumento da história cultural de africanos cristianizados »
Sé Catedral de Ribeira Grande - pobreza da matéria e nobilidade de forma. Ruínas de uma concepção teológico-cultural orientada segundo o esplendor do culto »
A igreja de Nossa Senhora da Luz como núcleo religioso da povoação do Porto Grande e a tradição de Luz de Tavira/Algarves »
A cidade com o nome D. Rodrigo de Souza Coutinho (1755-1812). De tentativa inter-atlântica de povoamento da ilha de S. Vicente com madeirenses e açorianos à colonização inter-insular em centralização comercial com a metrópole »
Leopoldina: a cidade com o nome da Primeira Imperatriz do Brasil em Cabo Verde à luz da presença da Áustria na política científico-cultural na esfera atlântica à época da Restauração »
Mindelo: a cidade designada segundo ato histórico de D. Pedro I°/IV° e o Liberalismo britânico nas suas repercussões arquitetônicas na esfera colonial portuguesa no Atlântico »
A Torre de Belém de Lisboa e de Mindelo. Emblema da consciência de "Portugal inteiro" em Cabo Verde colonial. Transformações atuais de sentidos e paralelos com a morna »
Joinville, a "cidade mais alemã" do Brasil. Distinções em acepções de valores culturais alemães: conservadorismo patriótico e agitação pangermânica do Alldeutscher Verband »
No Paraná à época do Barão do Cerro Azul e litoral sul de São Paulo. De contrastes culturais entre regiões de imigração alemã e cidades de antiga formação colonial luso-brasileira: Paranaguá, Cananéia, Iguape »
Da participação alemã na superação da barreira comercial no São Francisco: a ferrovia de Piranhas a Jatobá e implicações culturais. O papel de imagens e a valorização de inscrições rupestres do Nordeste »
O São Francisco e a barreira à navegação representada pela cachoeira de Paulo Afonso na Alemanha do século XIX »
Rio de Janeiro, a cidade luz, é a capital da minha querida Patria... Ufanismo como expressão de processos culturais de teuto-brasileiros em auto-consciência dos anos de pós-Guerra »
Forum Humboldt - a Humboldt-Box nos 775 anos de Berlim »
A sinagoga portuguesa de Amsterdam como monumento da liberdade e o papel de imagens: o modêlo do Templo de Salomão do rabino português Jacob Judah Leon (1602-1675) »
Stavanger. O ver ouvindo e o ouvindo ver nas transformações do edifício cultural. De referenciações históricas de conhecimentos empíricos no exemplo de St. Swithin (ca. 800-862) à "Cartilagem auricular" do Barroco protestante nórdico »
Trondheim. "Reconstruindo o que nunca houve". A maior catedral (neo-)gótica do Norte europeu sob a perspectiva da Unidade na Diversidade de elementos não mais compreendidos do sistema logocêntrico. 125 anos da morte de Heinrich Ernst Schirmer (1814-1887) »
Ålesund. A força da terra no Reconstruído sob a égide de anelos nacionais. Exercícios de leitura da capital nórdica do Jugendstil »
Borg, Lofotes. Arqueologia cultural e os problemas de procedimentos anacrônicos. Cinematografia a serviço de projeções de imagens do presente ao passado no exemplo da Casa Wiking de Borg »
A Ciudad de las Ciencias y de las Artes e a iluminação de mentes. Leitura de imagens e sentidos do antigo edifício da visão do mundo e do homem nos seus elos com tempo e espaço na arquitetura e na cidade do presente e suas dimensões »
A Lonja de los Mercaderes como Templo do Comércio e o Consulado del Mar no estudo de continuidades e ressurgimentos de ordenações visuais. Usos e costumes marítimos de remotas origens do Mediterrâneo, codificações e a Renascença de antigas imagens »
O Santo Cálix da Catedral de Valencia na análise de imagens em narrativas a serviço da superação do obscurantismo de compreensões literais. Do Graal em interações mediterrâneo-atlânticas e suas expressões nos Romances e em representações populares tradicionais »
A Navegação no programa emblemático da Bourse et Chambre de Commerce de Marseille. Euthymenes à luz do paradigma do Navegador que vem do Oceano e da África Ocidental segundo imagens da antiga geografia simbólica. De Dionísio e Esus »
O Comércio no programa emblemático da Bourse et Chambre de Commerce de Marseille. Pytheas e o caminho do Norte em direção a Thule à luz de Hermes em interações de imagens e fatos históricos »
O comerciante-viajante na noite do Ocidente, a lua e a luz na linguagem de sinais. Do culto a Artemis em colonias insulares gregas a Athene e Notre-Dame de la Garde »
A irradiação do conhecimento do Invicto e o sol como luminar na linguagem de sinais. Do culto a Apolo Python dos comerciantes marítimos gregos a Saint Victor de Marseille »
O Portal da Conceição Velha da Baixa de Lisboa sob a perspectiva das relações Navegação/Comércio. A Misericórdia ao homem navegante no mar da vida e a Conceição na tensão tipológica Igreja/Sinagoga »
Santiago de Compostela. Da perspectiva teórico-cultural nos estudos de concepções e expressões compostelanas. De fins do Ocidente subindo a Europa pelos seus caminhos à luz de Hermes como imagem paradigmática »
A Gruta de Camões como Sábio por Excelência e Confúcio do Ocidente em paisagens sino-inglesas e em transfigurações românticas. Da Literatura à Filosofia intercultural nos estudos de relações China/Ocidente. Colina da Elegância Acumulada do Jardim Imperial »
Migrações a centros de comércio e mudanças de práticas tradicionais. Cavalgadas do Divino de zonas rurais inglesas à música de banda em Manchester e na integração de portugueses no universo britânico de Hong Kong »
Missionários que revelam nas suas obras as suas próprias inserções culturais I: O redirecionamento dos totens pelos Irmãos Maristas na Île des Pins - a "ilha mais próxima do Paraíso" »
Missionários que revelam nas suas obras as suas próprias inserções culturais II: São João Batista em Nathalo e o culto mariano em Easo - da transplantação romântica da Idade Média às Îles Loyauté »
Vanuatu revelando-se: celebrando o patrimônio cultural kanak. A floresta como centro nacional de cultura e o museu como floresta »
Centro Cultural Jean-Marie Tjibaou, Nova Caledônia. O revelar o sentido oculto dos vegetais na tradição kanak e o processo criador. "O homem vegetal" na arte da Nova Caledônia à luz do movimento da união do vegetal no Brasil »
Veneza do Oriente II. Memória, imagens e vigência de Ayutthaya em Bangkok. Portugueses no Sião e processos internacionalizadores. Museu das barcas reais, Bangkok »
Menam - mãe das águas. A Imaculada Conceição e o Rosário na cultura luso-siamesa. Espiritualidade dominicana e intercomunicação de imagens: chineses na "cidade dos anjos". Igreja do Rosário/Kalawar, Bangkok »
Terra que se eleva das águas que correm, a montanha e o eixo no edifício de concepções e imagens do Sião e do Ocidente. Wat Arun, Igreja da Santa Cruz e Calvário, Bangkok »
Retomada de continuidades e re-composições na arquitetura e nas artes. Refletindo sobre o Historismo e Ecletismo em contextos internacionais: o exemplo do Sião. Chakri Maha Prasad e o Wat Benchamabopitr, Bangkok »
A França na história das relações culturais internacionalizadoras - focalizando a ex-Indochina Francesa a partir do Brasil: questões do construído à luz da universalidade católico-restauradora. Catedral de Notre Dame, Cidade de Ho-Chi-Minh »
Tradições religiosas ocidentais e asiáticas em processos internacionalizadores I. O culto mariano na Malásia e seus fundamentos na ação dos portugueses em Malaca. Catedral da Assunção, George Town, Penang »
Tradições religiosas ocidentais e asiáticas em processos internacionalizadores II. O culto a Kuan Yin na Malásia. Templo de Kuan Yin e Kek Lok Si, George Town, Penang »
College and Assumption University, Bangkok. O inglês como idioma, elos culturais com a França e e legado português. Internacionalização de estudos e inserções histórico-político-culturais de instituições »
Romênia e Brasil. Do patrimônio cultural "material" e "imaterial" na formação de novas gerações »
Adamclisti. Tropaeum Traiani como marco aterrorizador do triunfo sobre a barbárie - Marte e a identificação com o mundo romano dos Romenos »
Ion Corvin e Dervent - A cristianização da terra do Mar Negro e a potencialidade de imagens na tradição hagiográfica: a gruta de Santo André de Ion Corvin e Santo André "da borda do campo" no Brasil »
Voronet. Os "cordões" nas tradições brasileiras e a ordenação visual do Juízo Final nas pinturas externas da "Capela Sixtina do Leste" »
Probota. "São Nicolau da Clareira da Floresta" e a superação do mundo das trevas nas igrejas de Stefan cel Mare/Estêvão Magno (ca. 1433-1504) e Petru Rares (ca. 1487-1546) »
Arbore. São João Batista na Deesis dos painéis das igrejas do Moldau e o significado do "lado esquerdo" nos estudos de tradições culturais brasileiras »
Sucevita. A escada celestial de Johannes Climacus e a procura da perfeição nas representações pictóricas da Bucovina e nas tradições do Brasil »
Moldovita. O cerco de Constantinopla do ano de 626 nas paredes das igrejas da Bucovina e as lutas de cristãos e mouros na tradição brasileira »
Humor. Dormitio Mariae e Hino Akathistos: imagens no hino, hino em imagens. Patrimônio arquitetônico, pictórico e musical nas suas interrelações »
Feldioara. Minorias, Patrimônio e Educação em situações de pluralidade étnica e cultural. Grupos populacionais de ascendência alemã no Brasil e na Romênia III: habitações rurais »
Homorod. Minorias, Patrimônio e Educação em situações de pluralidade étnica e cultural. Grupos populacionais de ascendência alemã no Brasil e na Romênia IV: igrejas-burgo »
Schäßburg. Minorias, Patrimônio e Educação em situações de pluralidade étnica e cultural. Grupos populacionais de ascendência alemã no Brasil e na Romênia V: cidades »
Bukuresti/Bukareste. Muzeul Satului. Sobre a orientação teórico-cultural na consideração da arquitetura em reflexões patrimoniais na Romênia e no Brasil »
Liberec/Reichenberg. Per laborem ad honorem. Do ethos de trabalho dos colonos teuto-boêmios no Brasil a partir da leitura da arquitetura da Casa da Câmara de Liberec/Reichenberg »
Jitschin. Barroco na Boêmia e Barroco no Brasil I. A "cidade de Wallenstein" nas suas relações com processos político-culturais »
Hradec Králové/Königgrätz. Barroco na Boêmia e Barroco no Brasil II: A recatolização da Europa Central e sua irradiação no continente americano. Jesuítas da Boêmia nas missões »
Hallgrimskirkja e estátua de Leif Eriksson (ca. 974-1020). O descobrimento nórdico da América da saga como monumento histórico no contexto político islandês e na moldura da catedral dos salmos »
Museu Einar Jónsson (1874-1954). "Um eremita compenetrado que se eleva do mar entre a Europa e a América". Imagem da Islândia nas artes plásticas e o papel da cultura nas relações internacionais e na diplomacia »
Skógasafn - Museu de cultura regional de Skógar. O ouro aos pés do arco-íris da cachoeira Skógafoss: da incompreensão de narrativas nos seus elos com a mudança de concepção histórica relacionada com o princípio de sola scriptura »
Goa e Cochim em olhares euro-brasileiros. De Vasco da Gama aos quatro leões asiáticos: referenciais e suas transformações. Trabalhos da A.B.E. na Índia pelos 500 anos da "reconquista" de Goa por Afonso de Albuquerque (1510) »
Igreja de São Francisco. No local de sepultamento de Vasco da Gama em Cochim: mudanças de referenciais político-culturais na história. Fort Kochi e o Franciscanismo na história das relações indo-européias. Estudos indo-antonianos »
Catedral de Santa Cruz e igreja de Coonan Cross. O Brasil como "Terra de Santa Cruz" e a veneração da cruz na Índia. O juramento da Coonan Cross de Cochim como reação à latinização »
Museu Arqueológico-Palácio Mattancherry. Holandeses no Nordeste do Brasil e em Cochim: monumentos indo-holandeses e imagens de cidades e trajes nos Países Baixos do século XVII »
Sinagogas de Cochim e Chenamangalam. Judeus no Malabar em suas inserções em processos histórico-culturais nas suas relações com São Jorge e São Sebastião. Estudos indo-antonianos »
Sinagogas de Cochim e Chenamangalam. Judeus no Malabar em suas inserções em processos histórico-culturais desencadeados pelos portugueses - brancos, pretos e marrons »
Igreja de Kottakavu Ferona, Paravur. Problemas de referenciações do Catolicismo dos "cristãos de São Tomé" em época pós-colonial: União do Malabar no Sínodo de Diamper (1599) e as origens em época apostólica »
Igreja sírio-jacobita de São Tomé (Cheriapally), Paravur Norte (Kottaikavu). Os "cristãos de São Tomé" sírio-jacobitas do Malabar e a revitalização da ortodoxia na afirmação de orientalidade perante a militância cristã ocidental »
Catedral de Pangim. As águas do Mandovi correndo ao Mar Arábico e o culto à Imaculada Conceição na Índia: Sereia, terreiros e ninfas em Goa »
Igreja de Nossa Senhora do Rosário. A "Reconquista" assistida dos altos. Leitura da linguagem da arquitetura e da arte do Rosário em Goa - Rosa mystica, Turris eburnea, Vas spirituale em expressão luso-oriental »
Igreja de Santa Catarina. Ethos de Goa e tradição hospitalar: Santa Catarina de Alexandria e a vitória sobre uma filosofia de vida mercantil do Oriente »
Catedral de Goa. Goa como centro de jurisdição eclesiástica nas Índias Orientais e o significado arquitetônico e histórico-musical de sua Sé Catedral »
Igreja de São Francisco. Da humildade e pobreza à suntuosidade das expressões franciscanas: O "império do Espírito Santo" em Goa »
Igreja de Santo Antonio. Capitão e cabeça: a mente iluminada como guia e a cura. Santo Antonio, Cosme e Damião e Nossa Sra. das Febres. Estudos indo-antonianos »
Igreja do Bom Jesus I. Estudos jesuítas e Estudos Culturais em relações Brasil-Índia: aspectos de um debate »
Igreja do Bom Jesus II. Estudos xaverianos em perspectivas teórico-culturais: questões de cultura memorial e métodos de militância. No mausoléu de S. Francisco Xavier (1506-1552) »
Igreja do Bom Jesus III. Estudos jesuítas e análise de processos performativos e músico-educativos. Colégio de São Paulo - Brasil e Goa »
Igreja de São Caetano. O Barroco na Índia no campo de tensões entre o Padroado Português e a Propaganda Fide. Recepção religioso-cultural romana em Goa e o clero nativo dos Teatinos »
Ruinas de Sto. Agostinho. Montefalco (Umbria) e Monte Santo de Goa: Eremitas Agostinhos no Oriente. De procissões e motetos dos Passos no mundo colonial português »
Igreja de Santa Ana/Talauli. Do numinoso de terras baixas assoladas pelo monsum e do sentido de associações fálicas da Festa dos Pepinos em Santana de Talauli(m) - monumento do Barroco indo-europeu »
Halifax. St. Paul's Church e Government House. Monumentos e leitura de expressões arquitetônicas do loyalism na história britânica das Américas »
Halifax. Public gardens. Jardins, bandas e coretos na vida urbana em seus elos com a Escócia, a Irlanda e a Inglaterra. Pelo The Canadien Naval Centennial 2010 »
Québec. Fresque des Québécois. Monumentos e murais: consciência histórica, trompe-l'oeil e multiculturalismo canadense. O africano-português Mathieu da Costa em construções históricas »
Québec. Jardin Jeanne d'Arc. Paisagismo e identidade em situações interculturais franco-inglesas e suas relações com a imagem do homem no paradigma de Joana dArc »
Montréal. Basilique Notre-Dame de Montréal. Luz e cores no Gótico da Sainte Chapelle de Paris na arquitetura de orientação sulpiciana no continente americano »
Montréal. Cathédrale Marie-Reine-du-Monde. Do ultramontanismo e da arquitetura da unidade com Roma no Catolicismo político: D.Ignace Bourget (1799-1885) versus l'Institut Canadien »
Montreal. Academy e Basílica of St. Patrick. A experiência atlântica da imigração e imagens da salvação das águas na existência: a tradição irlandesa nas Américas »
Montreal. Mont Royal- Oratoire Saint-Joseph. O sonho na cultura européia e o visionário na América. Pela canonização (2010) de André Bessette CSC (1845-1937) »
Alda Santos. Sobre a edificação do Espaço Português em Honolulu, Havaii »
Catedral St. Andrews. "Klings" na edificação da catedral anglicana. Ordem e Progresso em Singapura e a disciplina correcional do sistema penitenciário a serviço do Colonialismo britânico »
Congregacionalismo na mudança cultural do Havai: Honolulu Kawaiaho'o Church: "Westminster Abbey of Pacific" sob Kamehameha III° (1814-1854) e seu significado para os estudos brasileiros »
O Neo-gótico português e o Gothic Revival no Havaí. Anglicanismo e significado histórico cultural do campo de tensões Congregacionalismo/episcopalismo nas suas relações com tendências norteamericanas e pró-britânicas. A Catedral St. Andrew: monumento arquitetônico e centro de cultura musical »
A Polinésia Francesa na história cultural da Botânica e o paisagismo de reabilitação natural. Jardin d'eau de Vaipaihi como modêlo »
Estradas e integração nacional nas concepções políticas e as vias de comunicação e transporte no jornalismo cultural. Reinhard Maack: De diligência e canoa pelo interior do Brasil »
"A todo o vapor". Locomotiva como símbolo político-cultural e vias férreas de penetração do Ocidente na literatura de viagens. Karl Watzinger: Viagem ao Mato Grosso »
Arte em ferro inglêsa em Jardins Botânicos do Índico e do Pacífico »
Emblemas e monumentos memoriais em situações de mudança. Problemas da Mãe-Terra e do Realismo socialista. Mat Rodina »
Deconstruções e reconstruções de edifícios e sistemas de concepções. Reorientação simbólica de estados. Reflexões no Mosteiro de S. Miguel »
Esplendor da forma: a experiência estética na história performativa do Leste e no Ocidente. Reflexões na Catedral de Santa Sofia »
Barroco Cossaco e Barroco Mineiro. Exercícios interculturais e interreligiosos de leitura e interpretação. Reflexões na igreja de Santo André de Kiev »
Neo-Bizantinismo sob perspectivas interculturais. Reflexões na Catedral de S. Wladimir em Kiev »
Memória e imagens de cidades-residência. Paralelos entre Petrópolis e Potsdam »
Christchurch e Wellington. Catedral de São Paulo de Wellington e a recepção do estilo missionário ibérico no Pacífico »
Melbourne. Vitoria Regia e seu significado para a arquitetura e para a história cultural da indústria e comércio. Joseph Paxton (1803-1865) e o Palácio de Cristal »
Teatro Nacional de Costa Rica e o patrimônio arquitetônico-teatral das Américas »
Santiago. Catedral: Monumento nacional e relações histórico-culturais com a Europa »
Montevideo. Catedral: Encontro de áreas de influência ibérica e história catedralícia. José Custodio de Saa y Faria »
La Serena. "Estilo Colonial" à luz das perspectivas integrativas do Cone Sul. Reconsiderações interculturais do Plano La Serena e do "Renascimento Colonial" »
Construção de identidades de bairros »
Arqueologia urbana »
Red Mercociudades »
Edifícios emblemáticos em países do Mercosul I. Masterplan Teatro Colón »
Edifícios emblemáticos em países do Mercosul II. Complexo Cultural Teatro Solís »
Contextos franco-latinoamericanos na história cultural dos Cafés das metrópoles do Mercosul e o "folhetinismo". 150 anos do Café Tortoni de Buenos Aires »
Candido Malta Campos e José Geraldo Simões Júnior (Organizadores): Palacete Santa Helena, Pioneiro de Modernidade »
Agra. Taj Mahal: Arquitetura e Mística do Sufismo. Leituras do monumento mundial da saudade e do amor eterno »
Nova Delhi. Mesquitas em culturas não-islâmicas e islamização de culturas. De poesia e imagens »
Nova Delhi. Leituras da arquitetura e do paisagismo funerário do universo perso-indo-islâmico »
Jaipur. Urbanologia intercultural: Cidades idealizadas e concepções do mundo no Brasil e na Índia »
Jaipur. Jantar Mantar: Ciência da Luz. Cosmologia e astrologia no diálogo intercultural »
Guaíra. Memória do patrimônio natural na história da cultura. Rastros de monumentos perdidos »
Ciclo de reflexões pelo Ano Oscar Niemeyer 2007 (em andamento):
I. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde. O Moderno na
Arquitetura e os Estudos Culturais. De-mitologizações »
II. Rio de Janeiro: Paço Imperial: Arquitetura Brasileira e Patrimônio
Moderno »
III.Niterói: Caminho Niemeyer. Atualidades do Moderno Histórico
na Imagem Urbana e Não-Modernidade »
IV. São Paulo. Caminho Niemeyer. Atualidades do Moderno Histórico
na Imagem Urbana e Não-Modernidade do Passado Moderno »
Museu Casa Juscelino Kubitschek, Diamantina. Visita pelo Ano Oscar
Niemeyer. »
The Gates. Reflexões sobre Tempo, Espaço e Matéria no Processo Criador - Arquitetura, Música e Dança »
Deconstruções e Reconstruções na História: Dúvidas. "Zweifel": Reflexões nas Ruínas do Palácio da República de Berlim »
Estudos da Mídia nas Relações Culturais Transatlânticas e Interamericanas: Dança de Edifícios - Arquitetura e Metáfora. Reflexões no Porto da Mídia, Düsseldorf/Alemanha »
Fundamentos do Grotesco nos Processos Culturais Transatlânticos e Interamericanos. Reflexões na Catedral da Basiléia, Suíça »
Arqueologia do Saber e Simbolismo na Renascença de Comunidades. Observações em Boscodon. Ano França-Brasil 2005 da A.B.E. »
Classicismo e gothic revival - Processos Identificatórios Britânicos e Extensões.Dimensões da Arquitetura Vitoriana no Brasil (Sessões de estudo motivadas pela utilização da Estação da São Paulo Railway como centro de língua portuguesa) »
Cânones e Identificação Francesa na Teoria Construtiva e suas Extensões no Brasil (Sessões preliminares.230 anos de nascimento de Grandjean de Montigny e 190 anos da Missão Artística Francesa) »
Revelação Divina e Normas Clássicas no Pensamento Construtivo Ibérico e suas Extensões nos Territórios de Missão e Colonização. (Sessões de estudos pelos 400 anos de nascimento de Juan Caramuel de Lobkowitz) »
O Espaço como Matéria - Experiência Espacial Auditiva. Concepções de Compositores relacionadas com a Arquitetura e Reflexões relativas ao Complexo Cultura/Natureza/Música. Sessões de estudo »
Auditório de Tenerifa: Possibilidades de Interpretação e Significado Atlântico. Observações in loco e Reflexões »
Recepções, Hibridismo e Representação na Arquitetura Teatral. Reflexões no Teatro Baltasar Dias, Funchal. Comemorações de W. A. Mozart »
Metáforas e Problemas da Estetização. Reflexões nos Jardins da Villa Ephrussi Rotschild, Saint-Jean-Cap Ferrat, Côte d'Azur. Ano de Comemorações W.A.Mozart e Robert Schumann »
Dimensões Simbólicas da Militância na Arquitetura Religiosa. Significado para a Preservação de Expressões Culturais em Processos de Mudança Confissional. Marienheide. Circuito Euro-brasileiro de Estudos Culturais na Região de Oberberg e no Vale do Agger »
Arqueologia da Espiritualidade e Estudos Culturais Comparados. Universos Culturais Submersos em Processos de Mudança Confessional. Wiedenest, Bergneustadt. Circuito Euro-Brasileiro de Estudos Culturais »
Memória e Preservação Patrimonial do Bairro de Santa Teresa, Rio de Janeiro »
Santa Teresa, RJ. Memória e Preservação Patrimonial II: Cultura e Meio Ambiente. Princesa Teresa da Baviera e Carl von Koseritz »
Sabedoria/Cultura entre o Românico e o Gótico. Wetzlar: Transformações nas Expressões Culturais Medievais »
Teatro Carlos Gomes de Vitória (Espírito Santo), 80 Anos. Projeto do Imigrante André Carloni »
Palácio do Catete, Museu da República »
Caminhos do Passado - Reorientações para o Futuro. Vias de Processos Culturais: Performação, Exploração e Colonização »
Patrimônio Cultural e !ualidade de Vida. Causas de Degradação e Sustentabilidade de Ações Recuperadoras.Estudo de Caso: Chácara do Barão do Serro »
"Harmonia Oculta é mais Poderosa do que a Evidente".Idéia de Harmonia nas Concepções do Mundo e do Homem e suas Expressões Arquitetônicas. Jerichow. Trabalhos da A.B.E. »
Berlim, Forum Humboldt. Para uma Fenomenologia dos Fóros Mundiais de Cultura: Forum Humboldt no antigo Palácio Real de Berlim. De-montagem, Reconstrução, Diálogo Internacional Cultura/Ciência »
Recuperação e Utilização do Patrimônio Arquitetônico e Natural na Europa e no Brasil. Estudo de Caso: Haldensleben-Hundisburg. Academias de verão da Europe Philharmonie no palácio de Hundisburg »
Cultura, Natureza, Utilidade. Dimensões Ambientais, Sociais e Teórico-Culturais do Paisagismo Inglês. Wörlitz: Parque Paisagístico. Visita da A.B.E., maio de 2007 »
Textos e relatos de trabalhos mais antigos:
Vias de Comunicação no Estudo Histórico-Musical do Processo de Difusão Cultural »
Leitura e Análise Ambiental da Urbe. Ensaio de um Método Interdisciplinar (1970) »
Hermenêutica da Urbe. Preliminares (1970). »
Edifícios e Espaços de Significado Religioso da Antiga Urbe (1970) »
Edifícios e Espaços de Significado Sócio-Cultural Profano da Antiga Urbe (1970). »
O quadrivium e a Universidade no Brasil (1969). »
Materiais Construtivos e Composição (1969). »
Comunicação Visual e Música (1972). »
Transformação Qualitativa dos Espaços Urbanos (1970). »
Ensaio de Superação do Falso na Cultura (1972). »
Documentação Iconográfico-Musical da Evolução Cosmopolita (1970). »
Percepção da Metrópole e o Estudo da Cultura Popular no Exemplo de São Paulo (1972). »
Questões da Revalorização Qualitativa do Centro de São Paulo (1970). »